Escolha sua unidade

Artigos E Notícias

No zelo não sejais remissos

“Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;” (Romanos 12.11)

“Remisso” é um adjetivo pesado. Os linguistas o identificam como “idolente”, “de...”, “vagaroso”, “da pouca intensidade”. E era exatamente isso que Paulo queria dizer. O verdadeiro crente, salvo para servir a Criso, não pode ter estas qualidades negativas. Nosso comportamento cristão denota o tipo determinante que somos diante do Senhor. “Pelos seus frutos os conhecereis”, disse Jesus (Mateus 7.16), significando que o mundo nos julga pelo que faremos, não pelo que dizemos...
O crente, membro da Igreja que é “remisso” é, também, por consequência trabalhoso, rebelde, inconstante e sem nenhuma consciência do seu ministério. Que faz ele? - nada. Não trabalha, - atrapalha.
Há três significações interessantes no sentido do adjetivo “omisso”, ( - no grego):
1) “movimentar-se em favor de uma causa, ou de uma pessoa”, ou seja, estar disposto a dar-se,a gostar o seu tempo, a dedicar a sua vida na promoção de algo nobre, ou em favor de alguém. Este pensamento nos identifica com a causa nobre do Evangelho, empenho esse que levou Paulo a exclamar “Ai de mim se não evangelizar” (I Coríntios 9.16). O crente precisa saber “porque” e “para quê” é crente. Essa consciência de finalidade da vocação cristã é indispensável à vida consagrada. Embora vivendo neste mundo, nossa meta é a “cidade cujo fundador e construtor é Deus” (Hebreus 10.11,16). A responsabilidade de mostrar ao pecador o caminho que o levará à cidade celestial é toda nossa, - minha e tua. Não sejamos pois remissos nessa obra de sentido e realidade eternos; 2) um outro sentido de “remisso” é “fazer algo de maneira séria”, quer dizer, responsável, que assume compromissos e se esforça para cumprí-los. Impossível, irmãos amados, trabalhar ou realizar alguma coisa, cercado de irresponsáveis. Jesus é o maravilhoso arquiteto do crente responsável. Como crente, cristão de Cristo e membro da igreja do Senhor, você não pode, não deve ser um irresponsável. Infelizmente é o que muitos têm sido, para envergonhar o Evangelho, impossibilitando a obra do Espírito Santo e o crescimento do Reino de Deus; 3) o terceiro e último sentido que desejamos frisar é o de, pelo menos, “revelar disposição, boa vontade”. É o mínimo que Deus pode querer de nós, o que significa: se não estamos dispostos a fazer, e somos omissos, permitamos, ao menos, que outros façam. Quão doloroso é irmãos, vermos pessoas nas nossas igrejas, que se dizem crentes (seus nomes estão no rol de membros...) que por fraqueza espiritual, incredulidade, preguiça, descaso e inveja, estão propositadamente prejudicando a igreja de Jesus Cristo! Recomendamos a esses irmãos a leitura judiciosa de Gálatas 6.1 e Hebreus 10.26-31. Se estas escrituras não comoverem o seu coração, você não é um crente em Jesus; é um incrédulo verdadeiro, e está perdido. O caminho para o crente autêntico é não ser remisso, mas submisso, obediente e fiel, no zelo, no trabalho, no testemunho. Amém.

Rev. Wilson de Souza

Mais publicações

FAMÍLIAS FORTES INVESTEM NA COMUNHÃO

23 de janeiro de 2026

Ler artigo completo

FAMÍLIAS FORTES PRATICAM O PERDÃO

09 de janeiro de 2026

Ler artigo completo

Famílias Fortes Começam no Secreto

02 de janeiro de 2026

Ler artigo completo

ESCOLA BÍBLICA DE TREINAMENTO

30 de dezembro de 2025

Ler artigo completo

JESUS, O DEUS QUE VENCEU A MORTE

19 de dezembro de 2025

Ler artigo completo

CURSOS DO MINISTÉRIO DE FAMÍLIA

04 de dezembro de 2025

Ler artigo completo

CURSOS DO MAS

04 de dezembro de 2025

Ler artigo completo

RECONSTRUA SUA VIDA COM DEUS

01 de dezembro de 2025

Ler artigo completo

Cursos de artesanato

27 de novembro de 2025

Ler artigo completo

CURSO MULHER ÚNICA

24 de novembro de 2025

Ler artigo completo

Onde estamos

Saiba como chegar
a unidade desejada
R. Nestor Soares de Melo, 15 - Palmares, Belo Horizonte